Uma proposta feita pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), sugere incluir a tilápia, peixe de cultivo controlado de que o Brasil é o quarto maior produtor do mundo, na lista de espécies exóticas invasoras. Se aprovada, a medida poderia proibir o cultivo da espécie no país.A proposta foi apresentada no dia 3 de outubro, em reunião do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape), a partir de uma minuta que sugeria a inclusão, além da tilápia, de outras espécies de peixes não nativas do Brasil na Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras.A espécie é originária do continente africano, mas foi introduzida e passou a ser cultivada no Brasil para fins comerciais na década de 1970, sob autorização do órgão de regulação do meio ambiente, o Ibama, em regime de licenciamento ambiental.
SEGUNDO O RELATÓRIO, cultivadas hoje em psiculturas de cativeiro, caso consiga escapar dos centros de criatório e acessar rios e represas, a tilápia, que se reproduz muito rapidamente, pode ser prejudicial ao equilíbrio ambiental, competindo com espécies nativas por alimentos, extinguindo espécies menores essenciais ao equilíbrio trófico, predando ovos e impactando a nutrição dos viveiros a partir da captura de fósforo, que pode degradar a qualidade hídrica. que, quando lançados em excesso na água, provocam eutrofização, processo que estimula o crescimento descontrolado de algas. De acordo com dados do MapBioma, no relatório Água, de 2023, viveiros de tilápia localizados próximos a reservatórios hidrelétricos, como o de Itaipu, já apresentam sinais de degradação ambiental relacionados ao despejo de ração e dejetos das criações na região . ESTE RETROCESSO E ATITUDE TRESLOUCADA TEM QUE SER RECHAÇADO DE IMEDIATO POR TODAS AS ASSOCIAÇÕES E CRIADORES DO BRASIL. Centenas de Estudos já comprovaram que em NENHUMA REGIÃO DO BRASIL houve casos de superpopulação de tilápias, até porque em nossos Rios e Lagos temos uma grande quantidade de peixes predadores como Pintado, Dourado, Tucunaré, Pirarucu, Traíra, etc. Que exercem o controle ambiental natural. As pessoas deste órgão, a CONABIO, devem procurar o que fazer.
FONTE:
https://revistaforum.com.br/meioambiente/2025/10/20/por-que-produo-de-tilapia-pode-passar-ser-proibidanobrasil-190158.html
https://www.comprerural.com/governo-equipara-tilapia-e-javali-como-especies-invasoras-e-agora-o-que-vai-acontecer/
Avalie nossas video aulas, assista uma delas agora.